sexta-feira, 3 de julho de 2009

Um pouco de agricultura convencional,sustentável,orgânica e biodinâmica.


Hoje em dia, falamos muito nos métodos de se fazer agricultura. No universo do vinho não poderia ser diferente. Dentre os métodos utilizados estão a agricultura convencional, a sustentável,a orgânica e a polêmica e interessante biodinâmica. A seguir poderemos ver um pouco das características de cada uma delas.
Agricultura convencional: Esse método é baseado em princípios técnicos, sendo utilizado produtos químicos, passando as plantas forças alheias à natureza.
Agricultura sustentável: É baseada na busca de conseguir extrair a maior quantidade de produto, tentando preservar o máximo possível a natureza. Aplica-se a rotação de culturas, na oposição a monocultura( Monocultura da produção ou cultura agrícola de apenas um único tipo de produto agrícola (ex: soja e algodão). A substituição da cobertura vegetal original, geralmente com várias espécies de plantas, por uma cultura única, é uma prática danosa ao solo).
Agricultura orgânica: É baseada na valorização do agricultor, a saúde e ao respeito ambiental. Não utiliza agrotóxicos , aditivos e conservantes. Obedece as regras rígidas de certificação.(vinho sugestão:Le Canon du Maréchal 2006-Domaine Cazes)
Agricultura biodinâmica: A agricultura biodinâmica é sempre orgânica, mas vai além desse método,sendo seguido outras idéias e filosofias. Bastante contestada e discutida , é sim muito interessante. Além de ser uma alternativa de produção de alimentos , é uma filosofia de vida.
Ela se baseia na interação entre os diversos seres vivos, levando em consideração a influência cósmica parar a realização das práticas agrícolas. A idéia desses agricultores , é fazer de sua propriedade um organismo integrado, com a entrada mínima de recursos e ensumos de fora da propriedade. Os preparos são utilizados com ervas medicinais, esterco e sílica. O objetivo final é o equilíbrio entre a produção e a preservação da vida, sendo o fator humano essencial neste propósito.
Esse assunto , muito interessante e discutido, será alvo de novos posts neste blog.
Bons vinhos e saúde á todos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário