segunda-feira, 30 de março de 2009

Um pouco de Chablis


É a parte norte da borgonha, uma pequena região localizada nas colinas onde o rio Serein atravessa a cidade de Chablis. A cidade fica duas horas de automóvel de Paris, e é o protótipo de uma cidade provinciana francesa. Possui vários bares; somente uma placa ocasional, "Vin à Emporte", em uma casa que fica em frente a uma colina inclinada coberta de vinhedos, permitindo perceber que estamos no local onde pode se encontrar, sem sombra de dúvidas, um dos melhores vinhos brancos do mundo.

Feito exclusivamente com a uva Chardonnay , o Chablis deve ser muito seco, mas um pouco amanteigado. O que influência o estilo Chablis é, em primeiro lugar, a localização dos vinhedos e, depois, o método de vinificação. O verdadeiro Chablis vem de um grupo pequeno de vinhedos, cujo solo é de um calcário especial. Os Chablis básicos são vinificados em concreto e aço inoxidável, passam o vinho por breve amadurecimento em carvalho, para lhe conferir um sabor de baunilha . Um pequeno número vinifica e amadurece seus Chablis em barris de carvalho novo.

Os vinhedos bem localizados, todos nas encostas íngrimes voltadas para o sudoeste, sobre a pequena cidade de Chablis, são classificados con grands crus e são os responsáveis pela fama da região. Existem vinhedos em bons locais, que representam cerca de 25% da produção de Chablis e foram classificados como Premiers Crus. Em determinadas colheitas particulamente bem sucedidas, os Premiers Crus podem se desenvolverem tão bem como um Grand Cru. Não é frequente que uma cooperativa domine uma àrea de vinhos bons, mas isso ocorre em Chablis: La Chablisienne é de longe a maior produtora da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário