segunda-feira, 4 de maio de 2009

Filmes sobre vinhos









Esses dias passei na locadora para assistir a dois filmes que neles falam sobre vinhos. O primeiro foi o Sideway, cuja sinopse é:

Miles Raymond (Paul Giamatti) é um homem depressivo, que tenta se tornar um escritor. Miles é fascinado por vinhos e decide dar como presente de despedida de solteiro a Jack (Thomas Haden Church), seu melhor amigo, uma viagem pelas vinículas do Vale de Santa Inez, na California. Eles partem juntos na viagem, mas logo se envolvem com duas mulheres. Jack conhece Stephanie (Sandra Oh), a funcionária de uma vinícola local, que faz com que ele queira anular seu casamento, que está marcado para daqui a poucos dias. Já Miles se interessa por Maya (Virginia Madsen), uma garçonete que tem o mesmo apreço por vinho que ele.(Filme calmo, propício à algumas risadas).
O segundo filme foi o Mondovino cuja sinopse é:
Bordeaux, Napa, Florença, Toscana, Cafayate (na Argentina) e, até mesmo, Pernambuco foram algumas das regiões visitadas por Jonathan Nossiter. A partir dos caminhos do vinho nessas diferentes terras, Nossiter montou um filme sobre a globalização não só dos sabores, como do mundo.Mais do que um documentário sobre vinhos, MONDOVINO - que foi selecionado para a mostra competitiva do Festival de Cannes 2004 e indicado ao César de Melhor Filme da Comunidade Européia - é um filme sobre a complexidade das relações humanas, a industrialização, a política e a guerra entre a diversidade e a padronização da produção de bens de consumo.Histórias de grandes vinicultores como a família Mondavi - os mais poderosos produtores de vinho da Califórnia - e a família De Montille - pequena produtora que luta para manter suas terras e as características de seu vinho -, do consultor Michel Rolland e do crítico Robert Parker, entre outras, ajudam a mostrar a dificuldade de cultivar as características típicas dos vinhos das diferentes regiões do globo.Na batalha entre local e multinacional, pequenos produtores versus grandes industriais, vinhos de terroir versus padrão internacional, apontar heróis ou vilões é uma tarefa mais difícil do que se imagina...
Obs:Esse documentário mostra a realidade do mundo do vinho,e algumas de suas personalidades;vale a pena ver a entrevista com o diretor do filme Jonathan Nossiter na revista Gula.

4 comentários:

  1. Sugiro também,
    Sob o Sol da Toscana
    Um Bom Ano
    Andando nas Nuvens

    ResponderExcluir
  2. Sideways realmente me encantou. Vi e revi. Tem uma excelente Direção, Elenco portentoso, roteiro e história interessantes. Tive a oportunidade de visitar Los Olivos e de Jantar no The Hitching Post II, em Buellton. Pedi uma costeleta de cordeiro com o Pinot Noir Highliner. Maravilhoso. Pretendo voltar...

    Neri Cavalheiro

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Celso Rios/Brasília3 de janeiro de 2011 às 15:35

    Faltou o perfeito "Bottle Shock"!!

    Retratando o grande "Napa valley" e a primeira premiação internacional de melhor Chardonnay do mundo para o maravilhoso Chateau Montelena de 73!

    ResponderExcluir