sexta-feira, 10 de abril de 2009

Legislação espanhola

Desde 1986, a Espanha está submetida à legislação da União Européia, que define duas categorias de vinhos: os vinos de mesa e os VCPRD(Vinos de Calidad Producidos en Regiones Determinadas).

OS NÌVEIS DE QUALIDADE
Além das classificações oficiais, a Espanha conserva suas diferentes denominações- inspirada no modelo francês- e também suas próprias designações, para melhor informar os consumidores.

VINO DE MESA É A CATEGORIA BASE
Os vinhos podem vir de qualquer parte da Espanha e não trazem menção de origem geográfica nem de safra.O termo vino de mesa pode ser acompanhado pelo nome de uma região. Esses vinhos podem ser safrados.

VINO DE LA TIERRA É O EQUIVALENTE AO VINHO FRANCÊS
Provém de umas das 28 zonas delimitadas reconhecidas pelo seu caráter específico e que aspiram a um futuro status DO.

DENOMINACIÓN DE ORIGEN(DO)
È uma denominação dada aos vinhos que correspondem a uma determinada combinação de uvas, aum modelo de cultura e a uma origem de geográfica.È comparado a uma AOC francesa ou a DOC italiana. Em junho de 2004, havia 54 DO.

DENOMINACIÓN DE ORIGEM CLASSIFICADA
è uma espécie de "super DO" reservada aos vinhos que atendem a critérios muito rigorosos de qualidade e de regularidade, correspondendo à DOCG italiana. Até o presente, apenas o Rioja teve direito a essa denominação,a partir da safra de 1991.

AS DESIGNAÇÕES DE VINHOS
A legislação espanhola foi harmonizada para que os termos que qualificam os vinhos sejam sempre utilizados no mesmo sentido.

VINHO JOVEM
Engarrafado logo após a clarificação, chamasse também vinho do ano.

VINO DE CRIANZA(VINHO DE ENVELHECIMENTO)
Pode ser cormecializado após envelhecimento por dois anos inteiros, dos quais um mínimo de seis meses em barris de carvalho. Em certas regiões, como a Rioja, geralmente os seis meses são ultrapassados. Os crianzas brancos ou rosados devem envelhecer um ano na bodega, do qual pelo menos seis meses em barril.

RESERVA
O vinho tinto deve envelhecer por três anos na bodega, sendo pelo menos dois em barril, e ser comercializado em seu quarto ano. Para o rosado e o branco, o prazo é de dois anos, dos quais seis meses em barril e podem ser comercializados em seu terceiro ano.

GRAN RESERVA
Essa categoria existe apenas para as safras particulares bem sucedidas. Os tintos devem envelhecer dois anos em barricas e três na garrafa, e devem ser vendidos em seu sexto ano. Os gran reserva brancos e rosados são muito raros. Eles devem ser envelhecidos durante quatro anos, dos quais seis meses no mínimo em barril, e são comercializados no quinto ano.

2 comentários:

  1. Qual fonte voce pesquisou?Presiso saber pra um trabalho da faculdade.Agradeço se puder responder.

    ResponderExcluir
  2. Qual fonte voce pesquisou?Presiso saber pra um trabalho da faculdade.Agradeço se puder responder.

    ResponderExcluir