quinta-feira, 2 de abril de 2009

As principais cepas australianas

A Austrália produz cerca de 830 toneladas de uvas brancas e mais de 1 milhão de toneladas de uvas tintas. As seis principais cepas, que fazem mais da metade da produção, são as seguintes, em ordem quantitativa:

SHIRAZ: Conhecida na França como syrah, a nobre cepa do vale do Rhône pode atingir um ponto alto na Austrália, como ocorre, por exemplo, em Barossa Valley e Hunter Valley, e um ponto baixo, no oceano de vinhos tintos comuns das grandes regiões irrigadas.

CHARDONNAY:Essa cepa, que se destaca no borgonha branco e no champagne, se tornou vedete mundial. Com ela se produzem na Austrália vinhos ricos e frutados com muita personalidade, que ás vezes se beneficiam do envelhecimento em tonel de carvalho.

CABERNET SAUVIGON: A cepa ilustre dos grandes bordeaux adaptase bem na Austrália, sozinha ou em mistura com a shiraz e a merlot.

MERLOT: Utilizada sobretudo para arredondar o cabernet sauvignon.

SÉMILLON: Essa cepa bordalesa dá exelentes vinhos brancos. Os de Hunter Valley estão entre os melhores do mundo.

COLOMBAR: Essa cepa elabora brandies que necessitam de vinhosa de grande acidez para destilar. No entanto, a colombard pode ser usada para elaborar vinhos de mesa de apreciável frescor, frutados e com delicados aromas.

2 comentários:

  1. muito bom o post pedrao

    ResponderExcluir
  2. Tenho provado CHARDONNAY de várias regiões, mas continuo a crer serem as da austral ia as mais completas.

    ResponderExcluir