quarta-feira, 22 de abril de 2009

Degustação linha Camaleon 2007;Merlot,Malbec e Cabernet sauvignon


Nesse último sábado ocorreu uma degustação de três vinhos na Vintage Express em Ribeirão Preto, da domaine Jean Bousquet. Foram escolhidos vinhos da mesma casa e da mesma safra(2007), isso para que os participantes sentissem a diferença entre essas cepas. A região onde se encontra o vinhedo é em Tupungato(Argentina;1.200 mts de altitude),Vale do Uco, Mendoza. Esses vinhos têm teor alcóolico de 14% e a temperatura ideal é de 16 graus. Eles passaram por breve estágio em carvalho francês(6 meses), e 4 meses na adega.

No Merlot sua visão correspondeu a definição dada pelo site da casa:violeta profundo com toques avermelhados; no nariz apareceu aromas de frutas vermelhas maduras e o carvalho; na boca textura generosa e um leve aroma do envelhecimento em carvalho,taninos macios e aveludados, porèm ao contrário do que diz no site o final não é persistente nem longo e sim breve até de mais.

O Malbec foi o que estava melhor na minha humilde opinião,se mostrando na visão um violeta opaco,quase negro,coloração típica dos grandes malbecs argentinos; no nariz se mostrou o mais convidativo, nele tinha, aromas de frutas intenso, com notas de pimenta e de groselha(levemente herbácea); na boca lembra ameixa madura, uma sensação muito boa , confirmando a superioridade da malbec argentina, com um final prolongado.

E para finalizar o Cabernet Sauvignon que na visão aparentava um vermelho com tons negros; non ariz aromas intensos de frutas vermelhas; na boca se mostrou aberto, mineral, lembrando cerejas, acidez intensa, taninos intensos e um final longo, mostrando a mil e umas facetas do Cabernet.

Bom, é isso, esses vinhos deixaram claro o propósito dos vinhos do novo mundo, vinhos que não foram feito para guarda e sim para se beberem rápidos, onde na hora que você o coloca na boca se mostra presente, forte, mas logo, desaparecem na boca. Os franceses mais antigos diriam que isso é enganação, eu diria que isso são características do novo mundo, o qual anda fazendo muito sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário